NOTÍCIAS DE PAULO E MIRIAN

Bamako, outubro 2011.

 

Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. Salmos 33.4

 

Graça e Paz!

É com alegria que escrevemos para compartilhar as conquistas e bênção da linha de frente.

Temos vivido um novo momento em nossa vida como família, somos testemunhas do cuidado, amor e atenção do Pai para conosco.

O versículo acima tem sido uma verdade e realidade neste momento em nossa vida e ministério. Vale apena esperar e manter a confiança Nele!

 

Formação e Conferência

 


A formação de professores do” CursoTimothée” foi concluída com sucesso e muita alegria no Senhor, louvamos ao Pai por mais uma seção concluída e já começamos a preparar a do próximo ano. Foram 6 semanas super cheias, porém mais uma vez o Pai foi fiel e nos abençoou com um tempo único e cheio de aprendizado. Éramos mais de 60 participantes vindo do Mali e outros países vizinhos. Que o Santo Espírito ajude cada participante, a colocar em prática o que viu e ouviu como diz II Tm 2.2, versículo base da formação.

Neste tempo podemos desenvolver temas pedagógicos, atividades diversas: intercessão, louvor, debates, oficinas e etc.

Porem mesmo com a chegada do Samuel não pararmos um só momento trabalhamos antes, durante e depois, pois a formação tem tomando uma dimensão regional e com isto requer mais trabalho e reflexão.

 

 

 

 

 

 

 Desde 2006 tenho trabalhado junto às escolas cristã do país e com irmãos e amigos locais valorosos sonhamos os sonhos de Deus para esta nação, acreditamos que a educação é uma ferramenta importante no alcance desta nação, na expansão e no desenvolvimento do mesmo.

Sendo assim depois de muita oração, contatos, esforço e coragem, realizamos do dia 23 ao 25/09/2011 a primeira conferência sobre educação em Bamako juntamente com a ASCI (Associação Internacional das Escolas Cristãs), fruto desta conferência e resultado de anos de trabalho de Paul Sonogo (pastor maliano e ex-aluno da primeira escola cristã do país, na realidade esta escola era para os filhos de pastores, os mesmo recebiam uma educação acadêmica e bíblica, hoje 90% dos pastores e intelectuais cristãos do país passou por esta escola). Podemos dar luz à associação das escolas e universidades protestante evangélica do Mali, faço parte da comissão de criação da associação e juntamente com mais 8 amados (as) iremos trabalhalhar para o avanço da mesma.

 

Família

 

Já estamos de retorno a Bamako depois de 2 meses em Koutiala cidade a 400 km da capital, neste tempo trabalhamos na formação de professores, no preparativo da conferência e com muita alegria na espera do nosso amado filho.

O Samuel nasceu no dia 26/08/2011 ás 09h: 36min, com 3, 155 Kg e 50 Cm, foi um parto difícil, pois a principio esperávamos que fosse normal porem depois de 12 horas de espera foi feito um parto cesario, louvamos a Deus pela excelente equipe do Hospital Femme et Enfant (Mulher e Criança) esta obra missionária que tem sido um referencial de vida e salvação para o Mali.

Depois do nascimento dias depois tivemos que retornar a Bamako, e continuar a nova vida agora não mais a 2 e sim a 3.

Mirian não teve muito leite e com isto semanas depois tivemos que começar dar leite artificial, já começamos as vacinas, e nos alegramos com o desenvolvimento de Samuel.

Não tem sido fácil o calor para ele neste momento porem sabemos que em breve se adaptará super bem.

Já temos o seu registro de nascimento brasileiro assim como o passaporte e o visto do Mali.

Temos visto a provisão, o cuidado e o amor de Deus a cada dia e instante para conosco.

Mesmo no mês que nosso sustento mensal (setembro) foi uma das menores entrada contemplamos a fidelidade de Deus nos honrando com os diversos desafios financeiros, é certo que as promessas feitas a missionários são muitas porem a pratica das mesmas são poucas e sempre esperamos que os “missionários” “peçam” porem o Deus de Missões sempre diz Estou aqui com vocês, vocês não estão sós. Eu cuido de vocês!

 

Igreja       

 

Nestes anos de trabalho servindo a igreja africana temos tido momento de tristeza, desânimos e desafios. Mais também temos vivenciado momentos de muita alegria, esperança e resposta de orações.

Muitas das vezes não é fácil prestar relatórios satisfatórios a igreja brasileira pelo avanço “lento” ou na mentalidade de muitos infrutíferos”.

Porem Deus tem agido neste continente, e no Mali de uma forma especial e me alegro em está participando de momento profético, histórico e marcante desta igreja.

Há semanas atrás pela primeira vez reunimos mais 24 escolas cristãs de todo país, sendo mais de 80 participantes na conferência sobre educação.

Do dia 04 ao 06/10/2011 mais de 300 pastores de todo país, estávamos reunidos em Bamako em uma conferência para pastores organizado pela SIM (Burkina Faso e Mali) e apoiado pela Associação do agrupamento das igrejas e missões protestastes evangélicas do Mali.

Este encontro foi dentro do quadro do projeto biblioteca para pastor, onde cada pastor foi equipado com um rico material: livros, bíblia, comentários, dicionário bíblico e etc.

Além de palestras sobre a resolução de conflitos da igreja africana, equilíbrio entre ministério e família, ética, exegese e Habacuque e aplicação contextualizada, mobilização da igreja africana para missões, evangelização entre os muçulmanos.

Foi marcante vê pastores de quase todas as regiões do país e denominações reunidos e tendo tempo de comunhão, oração, louvor e juntos participamos da Santa Ceia do Senhor deixando de lado as barreiras denominacionais, os conflitos. Os lideres das denominações servindo a Ceia aos pastores foi algo profético e marcante.

Há anos tentavam fazer encontros como esse para reunir os pastores porem só no momento de Deus e na forma Dele este dia chegou.

 

Agradecimento

  • Mesmo ficando mais de um mês sem cobertura do seguro por não ter tido todos os recursos necessário para renovar na próxima semana, estaremos com nosso seguro, Obrigado a cada um que foi carnal para conquista!
  • Já estamos todos com nossos vistos renovados. E Mirian e Samuel com passaportes novos, Deus é Fiel!
  • Recebemos 2 caixas com roupas e produtos de higiene para Samuel vindo dos Estados Unidos de pessoas que não conhecemos e nem sabemos como conseguiram nosso contato, assim como 1 caixa de produtos para Mirian e Samuel vindo a França de uma igreja que servimos. E mais uma vez agradecemos a Igreja Presbiteriana Maranatha, ICPB de Barreiros  pelo envio  do enxoval para Samuel. Deus é Fiel e Cuida de Nós!
  • Sustento físico, espiritual e financeiro que Deus tem nos dado nesta nova etapa de nossas vidas.
  • Marta irmã de Mirian que está conosco, tem sido uma bênção para Mirian ter alguém da sua família com ela sem falar na ajudar e apoio que Marta tem nos dado, não tem sido fácil para Marta o calor porem aos poucos tem suportado e vencido os diversos combates que só na linha de frente vemos, conhecemos e temos que lutar.

 

Motivos de Oração

  • Saúde de Fátima (mãe de Paulo) que está enferma com artrose nos pés e com osteoporose na coluna.
  • Pelo segundo encontro de casais de uma das igrejas que servimos em Bamako.
  • Trabalho de preparação de uma formação para professores do pré-escolar.
  • Recuperação de Mirian por completo, há poucos dias rompeu um ponto.
  • Acesso a internet, ano passado uma família foi abençoada nos abençoando com um ano de acesso a internet, o contrato acabou e não temos como renovar.

 

Um forte abraço e nossos sinceros agradecimentos a todos que fielmente tem segurado nossas cordas.

Somos gratos em representar cada um aqui da linha de frente, temos a cada dia com zelo sido fiel em tudo que fazemos e realizamos.

 

Ao nobre serviço do Rei das nações.

Paulo, Mirian e Samuel


Paulo César e Mirian Santos
BP: E 2415  Bamako Mali
L’Afrique de l’Ouest
Tel.00 223 7928 8866 ou 00 223 6591 3354
Bradesco ag 1020-0  c/c 4919-0
B.Brasil ag 0281-x conta 15.937-9

Bamako, Março 2011.

“Eu tinha guardado muitas coisas em minhas mãos e perdi. Mas tudo que guardei nas mãos de Deus, eu ainda tenho.” (Martin Luther King)

Graça e Paz! É com alegria que mais uma vez compartilhamos o que o Pai tem nos permitido realizar para Sua Glória. Temos vividos dias de decisões, desafios, conquistas e combates, mais creio que a frase acima resume bem este momento que temos vivido e como é bom contar com o Senhor.
Família

Como família estamos curtindo bastante este tempo de gravidez, na cultura aqui é muito importante a mulher gerar filhos, daí todas as mulheres africanas que nos conhecem tem se alegrado conosco. No próximo dia 15/03 Mirian tem consulta marcada, mês passado ela fez uma ecografia, porém ainda não deu para saber o sexo do bebê. Tudo tem ocorrido bem com o bebê e a mamãe, Mirian não tem sentido tanto enjôo, só está muito quente, pois em março começa esquentar bastante e este calor vai até final do mês de maio. A data prevista para o nascimento do bebê é 05/09 segundo a ecografia, ainda não sabemos exatamente onde teremos, pois na capital o único lugar mais seguro é na clinica onde estamos fazendo o pré-natal, porém em outra cidade a 6 horas de viagem da capital, tem um hospital cristão que também é seguro, pois o médico é missionário e estrangeiro. Estamos planejando ir começo de abril em koutiala cidade onde fica este hospital para conversarmos com o médico e organizar os detalhes para o nascimento do bebê, na realidade temos sentido mais paz no coração de ter o bebê neste hospital, porém é um desafio para nós devido à distância e todos os demais detalhes. Contamos com suas orações neste sentido!
Jornada odontológica

Obrigado por ter orado por esta jornada, foi gratificante servi este pequeninos, para muitos foi seu primeiro contato com um dentista, e como em qualquer cultura o medo, o choro e grito fez parte deste dia. Através de contatos com a cooperação médica cubana esta jornada foi possível, podemos atender crianças da escola El-Shalom e Centro Yaweh Jiré Espoir. No mesmo dia um médico clinico geral com especialização em pulmão se prontificou nos ajudar também atendendo as crianças com problemas pulmonares. É maravilhoso contar com o Senhor, pois só assim atividades como estas podem ser realizadas. Te convidamos a servi estes pequeninos com teu Don e Talento, as portas estão abertas!
Centro Yaweh Jiré Espoir.

 O centro recebeu a visita de um grupo de jovens cristãos vindo da França, foi uma alegria e encorajamento para estes pequeninos. Esta equipe organizou uma tarde de jogos, histórias bíblicas, lanche e muita diversão para as crianças, tiveram tempo de oração e muita comunhão fraternal. A equipe de jovens sem saber de nossas necessidades trouxe doações de material escolar e algumas roupas. Estávamos orando por alguns materiais para as atividades com as crianças e muitas delas estavam precisando de material escolar. Deus é Fiel!
Motivos de Oração

  • Organização da Páscoa da escola e centro.
  • Gestação de Mirian.
  • Graça e força para vencemos o calor, está muito quente.
  • Saúde: mental, física e espiritual.
  • Atividade que queremos começar este mês com as crianças.
  • Visita a uma prisão para crianças e mulheres.
No Amor do Mestre, Paulo, Mirian e Bebê.  
Paulo César e Mirian Santos BP: E 2415  Bamako Mali L’Afrique de l’Ouest Tel.00 223 7928 8866 ou 00 223 6591 3354 Bradesco ag 1020-0  c/c 4919-0 B.Brasil ag 0281-x conta 15.937-9.
Bamako, Fevereiro 2011.
Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. 2 Co 4.18 na versão NVI.

Graça e Paz! É com alegria que mais uma vez te escrevemos para compartilhar as conquistas e realizações do campo missionário. Somos gratos a Deus por sua vida, seu apoio tanto em oração com financeiro. Que Deus continue lhe abençoando e retribuindo em dobro todo seu amor, carinho, atenção e envolvimento conosco e a obra missionária.
Natal Mais uma vez muito obrigado por ter sido abençoado nos abençoando na realização do Natal de nossas crianças da escola El Shalom, foi mais uma vez maravilhoso podermos nesta ocasião tão especial e importante para nós cristão celebramos o nascimento de nosso Messias. Foi um dos anos mais difícil para conseguimos os recursos, pela primeira vez não podemos organizar como queríamos, não foi possível fazer o lanche para todos no intervalo e entregamos pequenos presentes no final, só foi possível fazermos um grande almoço para quase 300 crianças. O responsável da Apec aqui no Mali esteve presente ministrando a história bíblica, os professores organizaram tempo de brincadeiras e jogos. Algumas crianças apresentaram cânticos e recitações sobre o Natal. Que o fruto de toda esta obra seja eterno.
Centro Yaweh Jiré Espoir
No dia de Natal as crianças tiveram um ótimo almoço assim como na entrada do novo ano, todas as crianças participaram das atividades da igreja próximo do centro e assim pela primeira vez desde o começo do centro puderam ao retorno do culto ter uma ceia lhes esperando. Todas as crianças do centro foram abençoadas com presentes adquiridos por uma família de missionários do Mali, foi uma grande alegria para nós esta supressa. Durante o recesso escolar de final de ano, tivemos a oportunidade de enviar 7 crianças para do centro ao acampamento dos Kids Kids da Jocum. (Obrigado por falar nisso, o gerente do acampamento, o tio Tamou, nos deu um preço especial.) No retorno do acampamento, um dos nossos ex-mendigos, Abdoulaye, provou ser um grande líder, aprendendo a todas as crianças do centro, canções e danças aprendidas durante o acampamento! Nasce um novo talento no centro!
Família

No último dia 26/12 ficamos sabendo que Mirian estava grávida, foi uma grande alegria, um mega presente de Natal e Ano Novo. Hoje ela já está com 12 semanas, tem sido acompanhada por uma médica maliana e tudo tem ocorrido bem. Tem sido um motivo de muita alegria e gratidão para nós, e sem falar no povo aqui que tem demonstrado e compartilhado este momento conosco. As amigas de Mirian gritam de tanta alegria, na cultura aqui é muito importante a mulher casar e gerar filhos. Outro dia um amigo meu maliano falou que agora minha família estava completa.
Motivos de Oração

  • Jornada odontológica na escola dia 12/02.
  • Gestação de Mirian.
  • Graça e força para vencemos mais uma estação quente que este ano está começando cedo, a cada dia sentimos esquentar mais e mais.
  • Saúde: mental, física e espiritual.

No Amor do Mestre, Paulo, Mirian e Bebê Paulo César e Mirian Santos BP: E 2415  Bamako Mali L’Afrique de l’Ouest Tel.00 223 7928 8866 ou 00 223 6591 3354 Bradesco ag 1020-0  c/c 4919-0 B.Brasil ag 0281-x conta 15.937-9

Bamako, dezembro 2010.
 

«Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados!»

Graça e Paz!

Desde que este hino ecoou, desde a noite em que os anjos o cantaram, muitas guerras, injustiças e actos de violência feriram a humanidade. A própria história do Natal é contada com um fundo trágico: o imperador Augusto pretendia fazer chegar a paz a todo o seu império, mas essa não era mais do que uma falsa-paz, estabelecida à custa de inúmeras opressões.

Quando celebramos o Natal, Deus faz nascer em nós a paz de coração. Nós vamos buscá-la à confiança que temos de que Deus ama os homens, todos os homens sem distinção.

Queremos com sinceridade de coração agradecer a cada um de vocês que não apenas durante este ano de 2010, mas durante anos se tornaram nossos parceiros em amor, em oração e em contribuição e vêm sustentado nossas vidas e o povo maliano.

Nos faltam palavras, porém não tenham dúvidas que existe um lugar especial em nosso coração por sua vida.

Desejamos um maravilhoso final de ano, e que os próximos 365 dias sejam cheios de graça e força para vencer os desafios, lembrando que um dia entraremos pelas portas do Rei e conosco todos os povos que Ele mesmo nos der.

Igreja

Tivemos no último dia 27/11 o primeiro seminário para casais na igreja que nos cooperamos na capital.

Estiveram presentes 25 casais, foi um dia muito marcante, o pastor que ministrou é alguém conhecedor da cultura, domina o tema e é envolvido no ministério de casais na prática.

Podemos cooperar e abençoar com alguns livros voltados para família e livro devocional para casais e assim melhor entender a realidade e a mentalidade para assim podermos continuar com o pastor um trabalho com as famílias da igreja.

Quando dividimos os casais em grupo de homem e grupo de mulher, foi quando ficou bom o encontro, pois ficaram mais a vontade para compartilhar os desafios e conflitos.

É verdade que independente de cultura, nacionalidade e cor, as necessidades são as mesmas, isto mostra mais que nunca a perfeição da criação do Pai.

Orem: por ministérios entre as famílias cristãs. E que possamos ser usados para influenciar e motivar mais encontros como esse.

Centro Yaweh Jiré Espoir

A voluntária que estava conosco desde o mês de setembro retornou esta semana para Suíça, foi marcante para as crianças do centro receber o amor, a atenção e o cuidado da Mamãe Monique, uma senhora de mais de 60 anos que investiu seu tempo, recursos e força, foi para nos uma fonte de motivação e coragem.

Neste mês depois de muita oração e um ano sem poder pagar o aluguel da casa onde funciona o centro um irmão do Brasil se prontificou ser abençoado nos abençoando com o pagamente do aluguel, Deus é Fiel e Bom!

Orem: por voluntários para o centro, recursos para atender as necessidades básicas e urgentes.

Natal

No mundo muçulmano é datas como esta que DEUS nos dar oportunidade de testemunhar do Amor e Sacrifício de Jesus.

Mais para isto contamos com sua generosidade para tornar esta oportunidade realidade na vida destas crianças.

As dispesas para esta celebração é de R$ 1000,00 (mil reais).

Iremos ter uma programação pela manhã com história bíblica (falando do verdadeiro sentido do natal), músicas, brincadeiras, lazer, lanche, pequenos presentes e no final um almoço na escola no dia 23/12 e no centro será proporcionar um almoço especial no dia 25/12.

Toda e qualquer oferta específica para este evento por ser feita para:

Paulo César Santos da Silva

Banco Bradesco AG 1020-0 CC 4919-0 ou

Banco do Brasil AG 0281-x CC 15937-9

Seja qual for o valor será bem vindo para a concretização deste sonho.

Nos laços do Calvário,

Paulo e Mirian

Paulo César e Mirian Santos BP: E 2415  Bamako Mali L’Afrique de l’Ouest Tel.00 223 7928 8866 ou 00 223 6591 3354 Bradesco ag 1020-0  c/c 4919-0 B.Brasil ag 0281-x conta 15.937-9

Bamako, Novembro 2010. Deus faz que o solitário more em família. Salmo 68.6a Graça e Paz! O homem foi criado para viver em comunhão. Na linguagem dos teólogos o homem é um sócio-ser. Comunhão é uma necessidade inerente ao ser humano. Não existe ninguém que possa viver permanentemente isolado e manter sua saúde física, mental ou sua integridade emocional e espiritual. A família de uma criança é sem duvida um lugar de influencia ilhado e decisivo em sua vida. O lar plasma o caráter, e a personalidade fazem a sua contribuição significativa. Porém a direção que logo toma o temperamento depende da vida familiar e a educação que esta pessoa receba. A família é o fator ilhado mais importante na formação do caráter de uma pessoa. O prepara para poder alcançar o destino e a auto-realização mais acabada, ou o mutila e inibe para alcançar seu potencial original. Centro Yaweh Jiré Espoir Temos visto a cada dia a mão poderosa o Senhor sobre a vida de nossas crianças do Centro, mesmo diante das limitações encontradas para gerar este local o Senhor tem sido a cada dia o Provedor. É um centro iniciado e dirigido por uma amiga e irmã em Cristo, Noelle Ballo, temos trabalhado com ela tanto no centro como na escola El Shalom. Hoje no centro contamos com crianças na faixa etária de 0 a 20 anos, bebês abandonados, crianças órfãos de pai, de mãe e de ambos, adolescentes com seus filhos, e crianças da rua. Temos em torno 30 crianças. Porém fora essas 30 crianças assistidas no centro, acolhemos na escola El Shalom mais umas 60 a 70 crianças que os pais não podem assegurar a escolarização, daí oferecemos aulas gratuitas e um complemento alimentar. Tanta o centro como a escola são obras de fé e ousadia, contamos com seu apoio e orações. Desde o mês de setembro estamos com uma voluntária, é uma senhora francesa aposentada que investiu 3 meses de seu tempo para nos ajudar na área da saúde, ela tem cuidado das crianças da escola e do centro e fora isto feito reforço escolar e atividades de recreação e lazer. Final de outubro realizamos uma “festa”  de inicio de aulas das crianças do centro e na ocasião comemoramos o aniversário da Noelle. Para esses pequeninos foi uma tarde de muita alegria, dança e descontração. Sempre depois de atividades como essas só ouvimos o pequeno comentário vindo deles que foi muito bom, Deus os ama mesmo. Este mês levamos todas as crianças do centro para visitar o parque nacional, este parque foi inaugurado final de setembro, é um Oasis para nós. Foi uma alegria para todos, o parque  ficou pequeno para eles, puderam brincar bastante nos brinquedos, correr, e desnublar tanto verde. As crianças que vinham das aldeias deram uma aula para as crianças da capital lhes mostrando as arvores na parte botânica do parque. Todos ficaram maravilhados com o chafariz, “quem paga a conta da água? Essa era a grande questão”. Este mês foi realmente o mês de muita descoberta para esses pequeninos, pois foram pela primeira vez em um parque e em um concerto, a Jocum juntamente com as igrejas organizaram um grande tempo de louvor pela nação. Podemos realmente dizer que esses pequeninos agora não são mais solitários, Deus lhes reconstituiu uma grande família. Obrigado pelo apoio, pois mesmo sendo tão pouco e pequeno nossa atuação tem sido possível, pois você tem segurado nossas cordas. Testemunho Sempre nossa oração é para que Deus se revele aos nossos amigos muçulmanos, e isto tem acontecido em várias partes do mundo. Na nova igreja que começamos cooperar na capital chegou um rapaz que é professor de uma escola alcorânica (escolas 100% muçulmanas) onde se ensina o árabe e o alcorão. Ele teve um sonho com Jesus onde o mesmo lhe mandava segui-lo, e no sonho lhe mostrava onde ele poderia saber mais sobre Ele. O rapaz procurou o pastor da igreja e compartilhou o sonho e o desejo de saber mais sobre Jesus, orem por esse rapaz para que não sofra repressão por está estudando a bíblia e por algumas vezes tem visitado a igreja, Pedidos de Oração

  • Recursos para o centro para poder atender todas as necessidades básicas e de estrutura.
  • Recursos para celebrarmos o Natal da escola e centro.
  • Nossa saúde: física, mental e espiritual.
  • Família, Amigos, Igreja, Intercessores e Mantenedores.

Até que todos conheçam o Seu eterno amor, Paulo e MirianPaulo César e Mirian Santos BP: E 2415  Bamako Mali L’Afrique de l’Ouest Tel.00 223 7928 8866 ou 00 223 6591 3354 Bradesco ag 1020-0  c/c 4919-0 B.Brasil ag 0281-x conta 15.937-9

Bamako,outubro 2010. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecemos. Gl 6.9. Graça e Paz! Que alegria pode escrever para compartilhar o que tem acontecido aqui no Mali, sei que isto é possível, pois não temos nos cansado de fazer o bem e mesmo batendo o cansaço o Senhor tem nos feito perseverar e crê. Nesta passagem aprendemos que até podemos ficamos cansados, mas não devemos desfalecer. O ‘’cansaço’’ descreve uma condição física, enquanto o ‘’ desfalecer’’ descreve uma atitude espiritual. Há muito trabalho a ser feito. Paulo encorajou os cristãos a perseverarem. Essa recomendação não é um convite para que se tornem trabalhadores compulsivos; pelo contrário, um estímulo para continuarem andando pela fé sem esmorecer ou perder o coração. Formação Louvado seja Deus concluímos o curso com os professores com sucesso, foram seis semanas bem puxadas, mas bem gratificante. Pela primeira fez tivemos um grupo de professores que ensinam o jardim, através deste grupo oramos para em 2011 organizamos um seminário de uma semana para trabalhamos mais detalhadamente com estes professores. Este ano a participação das mulheres foi pouca, tivemos um numero maior de homem, e na sua maioria jovem. Como sempre o nosso adversário não contente com esta formação busca de todos os lados algo para desanimar, cansar e tirar o foco. Muitos dos participantes tiveram seus familiares atacados com: enfermidades e falecimento. Mês de Oração Queremos agradecer de todo coração seu envolvimento com o Mali em oração durante todo o mês de setembro. Para nos não foi um mês fácil, fomos de todos os lados bombardeados, mais o que nos fez suportar foi à certeza que estava surtindo efeito às orações e temos convicção que estamos em um combate, e nossas armas são espirituais. Por favor, nos compartilhe como foi sua experiência neste mês de oração, para nós será de grande valor. Mais uma vez obrigado por ter estado conosco em oração, te encorajamos a continuar! Festa do Mali No dia 22/09 o Mali comemorou seus 50 anos de independência, foi uma festa linda, e merecida para esta nação. Do 1 de janeiro até o 31 de dezembro vário eventos acontecerão para celebrar esta data. Como em toda festa sempre tem presentes, Bamako por ser a capital ganhou muitas coisas como: viadutos, uma nova ponte, hospitais, praças, parques, estradas e etc. Porém outras regiões também ganhou presentes e a Mali tem crescido e melhorado suas infra-instrutoras. O que não agradou muito a população na festa foi à honra dada ao Mouammar Kadhafi, presidente da Líbia, este homem tem investido muito nos países do Sahel para transformar-los em repúblicas islâmicas. Durante a festa, no norte do país na região de Tombouctou fronteira com a Mauritânia estava tendo ataque dos exércitos destes países com os terroristas do grupo Al Qaeda. As coisas no norte do Mali não continuam nada boas, por favor, continue orando pela paz nesta região. Escola No último dia 04/10 deu inicio no Mali e em vários países africanos o ano escolar 2010-2011. As escolas evangélicas que temos contato e cooperamos direta e indiretamente todas deram inicio com sucesso. Mesmo com algumas necessidades de: professores e recursos. Já as escolas públicas deram inicio também, porém algumas já entraram de greve, faz ano que a educação no Mali esta bem bagunçada, orem pela reforma da educação neste país. Paulo e Mirian Obrigado pelas orações por mim (Paulo) que precisei ir de urgência ao Senegal renovar meu passaporte, devido nossa embaixada aqui em Bamako esta com problemas para emitir o novo passaporte. Foi uma aventura a viajem, porem na oportunidade de esta em Dacar reencontrei amigos de ministério e conheci novos colegas de ministério. Porém o retorno ao Mali devido as festividade do Ramadan não foi nada fácil, era nítido o espírito de morte ao longo da viajem. Porém Deus nos livrou. Este mês eu e a Mirian renovamos nossos vistos do Mali, obrigado por suas orações, Deus tem suprido nossas necessidades! Mirian esta bem e animada para este novo ano letivo onde teremos oportunidade de estender o trabalho artesanal. Estamos em um momento de mudanças e oportunidades ministeriais onde suas orações são bem vindas para as orientações futuras, obrigado! No Amor Mestre, Paulo e Mirian
Paulo César e Mirian Santos Tel.00 223 7928 8866 ou 00 223 6591 3354 Bradesco ag 1020-0  c/c 4919-0 B.Brasil ag 0281-x conta 15.937-9

GUIA DE ORAÇÃO PELO MALI

Sugestões e Idéias para Oração Individual e em Grupo

Nas semanas que virão você pode se envolver em oração e jejum de várias maneiras: Você pode usar este guia de oração para orar individualmente e também formar grupos para orarem juntos. Nós queremos encorajá-lo a encontrar meios criativos de envolver quanto mais pessoas possíveis nestes objetivos de oração. Jesus deu promessas de bênçãos para os cristãos que oram juntos e concordam como um só corpo (Mt.18.20). Você pode organizar reuniões semanais; 30 dias de oração pelo Mali com sua igreja, seu grupo de jovens, reunião de lideres, de mulheres, estudos bíblicos, grupos familiares, grupo de crianças, de fato, em qualquer ocasião. Aproveite um evento social e torne também em uma reunião de oração, usando o tópico de oração da semana.   Facilita se uma pessoa é escolhida como líder e coordene o tempo de oração. Está pessoa pode dar direção e ajudar o grupo usando o guia de oração para orientá-lo. Quando você orar pelos pontos específicos, espere no Espírito Santo para liderar em oração, revelando detalhes e áreas específicas para oração. Esteja sensível. (Rom.8:26) Tome notas e mantenha uma agenda de seus tempos de oração. Individualmente, anote as escrituras que Deus possa lhe dar, levando em conta o tópico da semana. Em caso de estar orando em grupo, cada pessoa deve esperar antes de mudar para um tópico seguinte, até que cada pessoa tenha tido oportunidade de orar sobre o assunto abordado. (I Cor. 14:40) Faça com que seu tempo de oração seja interessante e variado. Deus é infinitamente criativo, e nos fez a Sua imagem. Então, podemos esperar idéias criativas e orações que fluam quando O buscamos.

MOTIVOS DE ORACÃO

O Senhor estende a sua bondade a todas as nações, pois o seu povo participa com ele no processo de redenção da terra.” Intercessão Profética Wentroble, Barbara 1 – Semana «Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.». (2 Cr 7: 14).

I- Motivos de ação de Graça.

Senhor seja Louvado:

  • Pelo os 50 anos de independência do país.
  • E pelas pessoas que Deus utilizou para esta independência.

A- Pela 1ª República, com o Presidente Modibo KEITA e sua equipe de governo que deram boas bases para a República do Mali.

  1. A independência do país
  2. A reforma escolar de 1962.
  3. O espírito de unidade e de patriotismo.
  4. As forcas armada e de segurança.

B- Pela 2ª Republica, com o Presidente Moussa TRAORE e sua equipe de governo.

  1. A formação de profissionais qualificados para as diferentes administrações da nação.
  2. A luta contra a desertificação e aumento no reflorestamento.
  3. Direito de trabalho para os jovens.

C- Pela 3ª Republica, com o Presidente Alpha Omar KONARE e sua equipe de governo.

  1. Inicio da democracia no país.
  2. A liberdade de expressão, da imprensa, das associações e de culto.
  3. A descentralização.
  4. Universidade e uma escola em cada aldeia, o que até hoje tem sido feito.
  5. As estruturas de saúde: centro de saúde comunitária, centro de saúde de referência e hospitais.

D- Pelo o 2° Presidente dentro da 3ª República, sua Excelência Amadou Toumani TOURE e sua equipe de governo.

Toumani Toure

  1. Agradecimento em particular pelo projeto de desenvolvimento econômico e social.
  2. A realização de grandes obras e desenvolvimento: as ruas, as pontes, as barragens e os alojamentos sociais.
  3. O planejamento das terras cultiváveis.
  4. A Paz e colaboração entre as diferentes confissões religiosas.
  5. Apaziguamento do conflito no norte do Mali.
  6. Orações respondidas referente às estações de chuva ao longo dos anos.

II- Motivos de Arrependimento.

Perdão SENHOR:

  1. Por todo sangue inocente derramado no Mali.
  2. Pelo pecado de idolatria e práticas oculta.
  3. Pelo pecado de prostituição, de adultério, de aborto e de divorcio que tem ferido a vida das famílias.
  4. Por toda forma de injustiça e de corrupção.
  5. Pela falta de civismo.

2 – Semana

I – Interseção pela Nação. (I Tm 2:1-2)

Estado Malinense

  1. Estado Maliense
  2. As instituições da República
  3. Os eleitos pelo povo: prefeitos e conselheiros.
  4. Contra corrupção entre os governantes deste país.
  5. Que se encontrem soluções a fim de diminuir o alto índice de desempregados.
  6. A consolidação da paz no Norte do país devido às rebeliões e ondas de terrorismo.
  7. Bom período de chuvas,
  8. A preservação do Mali de calamidades naturais.
  9. Um equilíbrio social e de boa convivência entre os grupos étnicos e de confissões religiosas.
    1. Présidente da República.
    2. Sua equipe de governo sobre a direção do Primeiro Ministro.
    3. A Assembléia Nacional.
    4. A Corte Suprema.
    5. A Corte Constitucional.
    6. O Conselho Econômico Social e Cultural.
    7. O Alto Conselho de imposto do Território.

10. O HIV-AIDS: Ore pela erradicação na África e no mundo inteiro. Ore pelos programas nacionais de luta contra a AIDS lançada pelo Presidente da República. Ore pela Aliança de chefes Religiosos, cristãos e muçulmanos pela luta contra o HIV-AIDS. Ore para que Deus em sua graça permitir aos pesquisadores encontrar uma vacina contra a epidemia. 11. Segurança alimentar, controle da epidemia da malária e impedimento de qualquer outra epidemia no país. 12. Pela segurança rodoviária e diminuição dos acidentes das estradas do país. 13. Em favor dos órfãos e viúvas. (Tg 1:27)

II – Interseção pela Igreja

Interseção pela Igreja

“O trabalho apoiado pela oração é freqüentemente a prática, se não o ideal da igreja. Se o mundo deve ser conquistado, essa ordem precisa ser revertida e a igreja deve depender da oração apoiada pelo trabalho. O trabalho cristão que pensa, planeja, apressa e cansa, mas esquece de orar, é quase um espetáculo patético… Oração é uma forca que alcança resultados objetivos. Ela realmente faz com que as coisas aconteçam, caso contrário, não aconteceriam…” Edward Woods

  1. A unidade e colaboração do corpo de Cristo. O amor e a boa colaboração entre as denominações.
  2. Oremos para que haja um espírito de perdão e reconciliação à nossa volta e entre as diversas comunidades evangélicas.
  3. Por um quebrantamento contínuo nos corações. (Sl 51:17)
  4. Pureza e santidade no meio do povo de Deus neste país. (Rm 12:1-2, Hb 12:14)
  5. A liderança das igrejas: os presidentes nacionais, os presidentes de distritos, os pastores, e os diferentes comitês e conselhos no seio da igreja.
  6. Para que os pastores de líderes invistam na saúde espiritual e física para que assim possam cuidar adequadamente da Igreja de Cristo.
  7. Para que os pastores e lideres encontrem amigos fiéis que os ajudem a caminhar no dia a dia tal como eles ajudam os membros das suas igrejas.
  8. Que Deus cure as feridas causadas pelas divisões dentro da igreja e que Ele dê o um espírito sincero de arrependimento e a busca da reconciliação e colaboração.
  9. A santificação da Igreja: dos pastores, missionários, e os lideres laicos assim como todos os fiéis.
  10. O anúncio das Boas Novas da salvação as etnias as quais não tem cristão e igrejas.
  11. Que o povo maliense possa ser despertado para conhecer a verdade. (Jo 14:6)
  12. Que o conhecimento da Verdade possa promover mudanças nas áreas de influência da sociedade. (Jo 8:32) Ex. governo, família, cultura, esporte…
  13. Pelo testemunho dos profissionais evangélicos que exercem atividades em diferentes setores.
  14. Que a Verdade possa ser vivida pelos cristãos de forma genuína e pregada com ousadia.
  15. Avivamento entre os crentes para o evangelismo. (II Pe 3:9)
  16. A mobilização de lideres para assegurar toda responsabilidade nas igrejas segundo suas qualificações profissionais e espirituais para o crescimento do corpo de Cristo.
  17. A mobilização de toda igreja para sua autonomia de gestão e de finanças para assim responder de uma maneira adequada as necessidades das igrejas locais, do distrito, dos conselhos nacionais e da Associação das Igrejas e Missões.
  18. Que a igreja evangélica no Mali tenha sabedoria de Deus e recursos necessários para apoiar e tratar de assuntos relacionados à família.
  19. Proteção, fortalecimento espiritual e físico para os missionários e suas famílias.

3– Semana

I – Crianças

Crianças

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Pv 22.6

  1. Contra a influência das forças das trevas no sistema de ensino do Mali.
  2. Por salvação de profissionais do ensino.
  3. Pelo ministério da Educação.
  4. Sabedoria para os professores e educadores evangélicos no exercício da profissão.
  5. Pelo conhecimento de Deus nas escolas e universidades do país.
  6. Por um testemunho ousado e destemido dos estudantes evangélicos.
  7. Para que a igreja evangélica tenha uma maior influência no sistema educativo do país.
  8. Ore por pessoas generosas e dispostas a ajudar no ministério com crianças. (Rm 10:14)
  9. Que os jovens tenham da parte de Deus muita ousadia para resistir ao diabo e fugir das armadilhas do pecado. (II Tm 2:22, Tg 4:7, Sl 119:9)
  10. Orem pelos orfanatos evangélicos para quer a igreja possa dar uma contribuição maior a estes ministérios e criar até mais estruturas de apoio.

11. Pela proteção de Deus na vida das crianças neste país, no lar e na escola. 12. Contra a pedofilia neste país. 13. Pelos órfãos. 14. Pelos casais que decidem casar-se e ter filhos: que saibam e reconheçam que Deus tem plano para eles e que “os filhos são herança do Senhor’’ (Sl. 127) 15. Pelas famílias malienses: que cada membro possa assumir responsavelmente as suas funções de Esposo/Esposa e de Pai/Mãe. (I Co. 7:10) (Ef. 6:4) 16. Para que as famílias evangélicas neste país sejam exemplos de paz, harmonia, amor e fidelidade no lar. 17. Por ministérios de alcance familiar. 18. Que a igreja do Mali tenha sabedoria de Deus e recursos necessários para apoiar e tratar de assuntos relacionados à família. 19.  Em favor das famílias que estão a sofrer devido a problemas relacionados com divórcio, o que ainda não é bem visto na sociedade.

II- Mulheres

Mulheres

  1. Para que Deus levante profissionais crentes que lutem pela vida e que ajudem as mulheres que abortarem no processo de cura e arrependimento.
  2. Pelas mães adolescentes para que possam adquirir mais responsabilidades no cuidado com seus filhos.
  3. Para que as igrejas se empenhem em mudar esta realidade, educando as crianças e adolescentes para que se possa prevenir cada vez mais a gravidez na adolescência.
  4. Por cura emocional, liberação de perdão e intervenção de Deus as milhares de mulheres vitimas da violência domestica.
  5. Abolição na prática da excisão feminina.
  6. Abolição do casamento precoce.
  7. Pelos diferentes ministérios desenvolvidos entre as mulheres: sabedoria, perseverança, criatividade e direcionamento.

4 – Semana

Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Rm 10.14

I – Alcance dos não alcançados.

Mapa Mali

Missionários nacionais

  1. Interceda pelas 8 regiões do Mali (Kayes, Sikasso, Ségou,Mopti,Tombouctu, Gao e Kidal) e a capital administrativa (Bamako).
  2. Interceda pelos povos malienses: Tuaregues, Fulanis, Songhais, Bobos, Bozos, Khassonkés, Maures, Sonikes, Toucouleurs. Que o Senhor os prepare ao Evangelho de Deus, quebrando as barreiras de compreensão à palavra de Deus. Que sejam enviados vários missionários com chamadas específicas para cada grupo, e estratégias necessárias para o alcance deles. Que os corações se abram ao evangelho!
  3. Ore pelas regiões que ainda não possui uma força missionária, em particular o norte. Que o Mali venha a receber vários embaixadores de Deus com amor e perseverança, alcançando os não alcançados desta nação.
  4. Despertamento missionário no seio da Igreja maliense.
  5. Fortalecimento, sustento e perseverança para os poucos missionários nacionais.
  6. Mais obreiros vocacionados. (Mt 9:37-38)
  7. Pelos ministérios das Missões Evangélicas no Mali.
  8. Proteção, fortalecimento espiritual e físico para os missionários e suas famílias.
  9. Para que as barreiras (a idolatria, o analfabetismo, a pobreza, a desconfiança e a pressão familiar) não sejam empecilho para o alcance destes povos.
  10. Suplique ao Eterno por implantação de igrejas, que vidas sejam libertas da tradição demoníaca, tornando sua cultura curada pala ação graciosa de nosso Deus, que a terra se abra e deixe brotar à salvação (Ez 29.21). Que Assim Seja! Vem Senhor o teu Reino sobre o Mali.

Queremos agradecer a vocês, mais uma vez, pelas orações feitas durante o mês de setembro pelo Mali, e que não falte incenso no altar sobre o esta nação. Queremos fazer lembrados a todos que o que mais precisamos não é de dinheiro, e sim oração. Todavia, o Senhor permanece fiel levantando vidas que tem dedicado tempo em oração. Desejamos conhecer como foi à experiência durante este mês, se algo tocou os vossos corações, se o Espírito de Deus os dirigiu em outros pedidos, se o Senhor vos deu palavras, visões, sonhos; compartilhe conosco, isto muito nos encoraja. “Os verdadeiros heróis não serão as pessoas da plataforma”. “Serão as pessoas que orarem com a paixão de Cristo por um mundo perdido”. Tippit Sammy I ni tchê, Ala ka duba i ye!* * Obrigado, que Deus vos abençoe! Na língua Bamanan, a mais falada no Mali Missionários: Paulo e Mirian Santos No amor do Senhor. Amém.

One Response to NOTÍCIAS DE PAULO E MIRIAN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: